Em primeiro lugar deve assegurar o crédito junto do banco. Não se comprometa sem uma oferta bancária pois pode perder seu investimento. Devemos sempre ter uma oferta do banco para nos apoiar na aquisição, para então poder tratar do imobiliário. É a opção mais segura para clientes nacionais e estrangeiros.

Em segundo lugar vem o Imobiliário. Dado que o nosso compromisso é consigo tudo faremos para lhe garantir o melhor negócio possível. Sem extras, sem prémios, sem surpresas. Temos ferramentas de TI onde podemos verificar o valor esperado do ativo e fornecer os dados mais precisos sobre o valor da oferta (normalmente o delta do preço pedido e do preço de venda é de cerca de 5,5%, em todo o país). Uma decisão consciente e com valor justo, o que mais poderá esperar ?

E quanto concedem os bancos ?

Apenas os bancos portugueses podem conceder-lhe uma hipoteca para um activo em Portugal. A primeira coisa a saber é a sua nacionalidade e a relação entre empréstimo e valor esperado. Para os não residentes, os bancos concedem empréstimos hipotecários entre 60–80% do valor do imóvel ou do valor de venda. Esteja ciente de que os bancos não financiam os custos de fecho. Os residentes fiscais podem obter até cerca de 90%. O limite de idade costuma ser de 75 anos, com máximo de 80 anos. ​Antes de emprestar os bancos precisam avaliar a sua situação financeira, bem como o imóvel que você vai adquirir. A qualificação financeira é realizada através da comprovação de vínculo laboral e de rendimentos obtidos, bem como da verificação dos créditos/dívidas existentes e seu histórico. Normalmente, o limite da taxa de esforço é de 30/35% do rendimento. O imóvel é avaliado pelo banco através de perito independente. Acompanharemos o perito na visita ao imóvel, bem como com a documentação necessária.

Quais são os documentos que preciso solicitar?

  • Documentos de identificação e número de identificação fiscal português

  • Comprovativo de residência

  • Declaração do empregador ou informações contabilisticas sobre a empresa, se for empresário

  • Últimos 6 recibos de salários, rendimentos de rendas, pensões, fundos de investimento

  • Documento de responsabilidades de crédito (exemplos: Central de responsabilidades do Banco de Portugal, Experia, Schufa, ...)

  • Extratos bancários dos últimos 3 meses

  • Declaração de IRS do último ano

  • Prova de Património

  • Informações sobre o imóvel a ser adquirido

E quais custos que terei com a aquisição?

Despesas de aquisição/Custos de fecho pagas ao estado na data da Escritura :

  • IMT, que varia de 1 a 6% do preço de aquisição

  • Imposto do selo: 0,8% do preço de aquisição

  • Notário e registo de propriedade em seu nome: Normalmente não superior a 1.000€

Despesas regulares depois de comprar o imóvel :

  • IMI: Pago anualmente, varia entre 0,3% e 0,45% do valor patrimonial, dependendo do concelho onde se situa a casa (Lisboa é ~0,3%).

  • Mensalidade ao Clube ou Associação do Prédio (condomínio): Pago mensalmente, o valor depende das características do apartamento. Valores a partir de 20 euros.​

Ainda tem perguntas? Experimente esta calculadora gratuitamente

O que posso então esperar ?

  1. Reunião online gratuita para conhecer suas necessidades e saber como podemos ajudá-lo.

  2. Enviaremos um checklist com todos os documentos necessários e faremos sua qualificação financeira, veremos quanto o banco está disponível para conceder.

  3. Caso ainda não tenha escolhido o imóvel, iremos auxiliá-lo na pesquisa consultando todos os imóveis disponíveis no mercado português. Livre de encargos ou prémios.

  4. Após escolher a oferta do banco e abrir uma conta bancária damos ao banco os dados do imóvel para que o banco envie um perito para avaliar a casa.

  5. O banco emite a proposta final e nós reservamos a escritura fina

Observe que 6 semanas é o tempo normal para encerrar o processo, mas se o seu caso pessoal ou a propriedade apresentar algumas particularidades poderá demorar mais. É nosso trabalho garantir que está a adquirir a propriedade certa sem quaisquer problemas ocultos.

Se necessitar de advogado, uma vez que está fora do nosso âmbito, podemos encaminhar, sendo os honorários tratados diretamente com o próprio.

A INTERMEDIAÇÃO DE CRÉDITO É TOTALMENTE LIVRE DE CUSTOS EM PORTUGAL

Pode verificar a lei aqui.

DICAS SOBRE CRÉDITO HABITAÇÃO